homem-de-rosa-620x400Você já reparou que em determinados anos certas cores são predominantes. Quando eu digo predominantes é porque desde o tênis até no azulejo de pia ela está presente.  Simples assim. Pois é, mas de onde vêm essas cores que repentinamente passam a dominar nosso cotidiano?

Forças do além, não. Opinião pública, também não. Para você que ainda não sabe todo ano uma empresa internacional especializada em cores determina quais são a(s) core(s) do ano. Ela é a Pantone.

Não era de se espantar não é mesmo, pois existe empresa para tudo quanto é coisa. Não seria diferente para determinação e produção da cartela de cores. Parece fútil e besta para alguns, mas não é.

A Pantone possui relevância mundial e as cores determinadas por ela servirão de base de inspirações, criações e produções. Tecidos, tinturas, materiais dos mais variados tipos seguirão a cor do ano. Não é regra gente, mesmo porque as outras cores sobrevivem paralelamente, mas correm por fora, é claro.

Críticas acirradas sobre o monopólio que a Pantone exerce na cartela de cores do Mundo e conseqüências a parte. Vamos às cores do ano.

O ano de 2016 possui duas cores principais que estão norteando todo processo produtivo, criativo, de comércio e de vendas. São elas rose quartz e serenity (pantone 13-1520 e pantone 15-3919), ou melhor, rosa quartzo e azul serenity.

cores masculina para 2016

Já estamos no meio do ano, até que esse assunto já rendeu bastante se não fossem as considerações que faremos.

Por razões óbvias a Pantone determinou duas cores no ano, que são quase que opostas: um tom de rosa e um tom de azul. Mas por que isso?

Exatamente pelo que pensou, pela velha noção de que homem usa azul e mulher usa rosa.

Segundo o Box 1824: “Até antes do século 20, crianças de até 6 anos eram normalmente vestidas de branco, por questões de praticidade. A distinção de cores e formas começou a ganhar campo em 1918. Jo B. Paoletti, historiadora americana e autora do livro Pink and Blue: Telling the Girls From the Boys in America, relembra que propagandas da época diziam que azul era uma cor mais sutil e, por isso, mais indicada para meninas, e rosa uma cor mais forte e austera, sendo assim indicada para meninos. Foi em 1940 que aconteceu a inversão das cores, e o rosa passou a ser cor de menina e o azul cor de menino”. Perceba nitidamente como somos marionetes do capital. Ora, usamos azul, ora rosa. Ah não, agora é roxo de bolinha verde.

Cor é uma cor. Algo abstrato. Nós é que damos conotação a ela. Mas suponhamos que a Pantone lançasse apenas o tal rosa ou o tal azul. Ela está estaria “supostamente excluindo 50%”, pois nem toda mulher aceita rosa, nem todo homem aceita. Pleno século XXI, mas nós sabemos, cada um pensa de uma forma ( para não dizer outras coisas como preconceito, racismo, xenofobia etc.).cor rosa para homens (5)

Certo, teoricamente são duas as cores que a Pantone determinou como principais no ano. Sim, mas de repente o Mundo se viu rosa.

Pouco se fala em azul serenity. Na moda, na arquitetura ou no design, o rosa quartzo vem marcando 2016.

Isso é bom, sinal de aquela velha história de que homem não usa rosa, sabe aquele ultrapassado, está caindo de fato.

Portanto, logo após essa bela reflexão nós separamos para você que não confunde cor com sexualidade muitas e muitas inspirações com rosa quartzo.

Calças de sarja, mocassins, docksides, meias, camisas, cardigãs, jaquetas totalmente na cor rosa ou lavagens, estamparias, tié dyes, degradê, detalhes, microestampas na cor rosa, que na realidade é um rosa bebê. Confira a galeria:

O que você acha? Usaria? Inspire-se

Onde Encontrar?

Separamos vários itens na cor ROSA no site da Passarela.com, clicando aqui você confere todos os itens. Esperamos que goste. Boas compras.