Johnny Depp por Francois Durand/Getty Images

Lado a lado com os relógios, as pulseiras masculinas estão em alta já faz algum tempo nos punhos do homem contemporâneo que não tem preconceito para se vestir e quer mais é aproveitar a indústria da moda. Estilosos como Johnny Depp desfilam com suas peças por aí e braceletes de couro e tachas sempre adornaram os punhos da galera do rock. Nada de novo.  A novidade fica por conta dos novos materiais e formas de usar. Todas juntas, sozinhas, de corda, couro ou metal, fica a seu critério.

Se você gosta da trend mas não quer ousar demais, aposte no couro. Não tem erro. Com a onda lumber (lenhador) em alta, o couro é o complemento perfeito para o look. Seja nos modelos lisos, trançados ou braceletes, fica bem com tudo e se você se animar, pode agregar outros materiais depois, como as pulseiras de contas de madeira.

Por falar nas pulseiras de contas, elas deixaram de ser vistas como arte de hippie e estão com tudo até em punhos debaixo de ternos e paletós. Aqui a ideia é juntar as forças e vestir várias ao mesmo tempo, sejam elas complementares ou totalmente diferentes.

Para ir devagar, invista nos tons terrosos e acrescente cor aos poucos. Se você está começando agora a usar pulseiras, é melhor seguir este caminho seguro no início.  Com o tempo e ganhando confiança, você pode, também, arriscar nos temas étnicos, pedras, etc.  Se você já tiver experiência com pulseiras — ou estiver disposto a arriscar — que tal fazer um mix de vários estilos? A combinação entre couro, prata, cordão e até nylon pode gerar um efeito extraordinário e levantar aquele look que você já testou de várias outras formas e ainda está meio “apagadinho”.

Outro estilo é o náutico, um dos mais em alta, especialmente com o fecho de âncora. Mas uma boa variação são as versões com nós de marinheiro, não tão óbvias. Por remeter ao mar, a náutica tem tudo a ver com o verão, mas funciona bem o ano todo. Versátil, você pode encontrar em vários materiais — couro, corda, nylon. Use sozinha ou com outros modelos, é um mix que dá super certo, além do náutico nunca sair de moda.

Tem ainda o estilo rock n’ roll, com metais, couro e aço. Mas agora os braceletes de couro são mais finos e com partes em prata. Para complementar, existem diversas opções para os dedos também. Use várias ou uma só, apenas fuja de elos muito grandes nas correntes, e prefira deixar o dourado para o movimento ostentação. As pulseiras dessa trend vem para arrematar o look e deixar o visual mais interessante, com estilo e personalidade.